segunda-feira, 9 de abril de 2012

O céu esta em todo lugar





 Título Original: The sky is everywhere
Autor (a): Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Onde Comprar: Saraiva

"Às vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo..."
Por Gabi: Eu ganhei esse livro como cortesia em uma promoção da editora e desde que peguei ele senti que era diferente. O acabamento dele é impecável! A capa é feita de um material diferente das capas convencionais e a diagramação é show! Os capítulos são bem separados e ao começo e/ou término deles há lindas imagens que te cativam ainda mais. Outro detalhe que gostei bastante foi que a fonte não é preta e sim um azul lindíssimo, que faz uma bela alusão ao céu ao contrastar com a cor das páginas, afinal ele está nas páginas do livro... está em todo lugar! *-*

No romance de estreia de Jandy a narração é feita em 1ª pessoa e de uma foma tão verdadeira, intensa e lírica que não há como não se apaixonar por esse livro!!

Lennie Walker é uma adorável geek, com seus lindos cabelos ondulados, que adora música e toca clarinete. Ela acabou de perder adorada irmã de 19 anos, Bailey, que morreu de uma arritmia fatal durante um ensaio para a peça Romeu e Julieta. A partir daí ela e sua família tentam superar essa dura perda. Mas não está sendo fácil para ninguém.
É como se tivesse aspirado o horizonte enquanto estávamos olhando para o outro lado. (pág. 12)
Ao seu lado está sua família nada convencional, sua avó e tio Big e também Sarah, sua louca e divertida amiga . Vovó, como Lennie gosta de falar ,é uma mulher forte e de coração sensível, que adora pintar e cuidar de suas plantas. Uma delas, em especial, ela acredita refletir o bem-estar emocional, espiritual e físico da neta. Já tio Big, é um floricultor e aprendiz de cientista muito louco que já se casou 5 vezes rsrs.

Em meio a esse turbilhão de emoções, Lennie volta às aulas depois de um longo mês e encontra o encantador novato Joe Fontaine, um francês apaixonado por músicas e poesia. (Joe é irresistível! Tenho uma queda por esse tipo de personagem, são... reais e cativantes!!). E não tem coisa mais fofa e engraçada do que ele a chamando de Jhon Lennon.
Cada centímetro do rosto dele se abre em um sorriso. Que é isso?! Foi uma rajada de vento que o trouxe de outro planeta aqui para a escola? É descaradamente feliz [...] Ele tem cabelo encaracolado, todo bagunçado, agitando-se para todos os lados e as sobrancelhas são tão compridas e grossas que, quando ele pisca, parece que seus olhos verdes estão focados em você. O rosto dele é mais transparente que um livro aberto. (pág 18)
Em meio a esse encanto súbito por Joe, Lennie se vê atraída por Toby, uma atração que transede o físico. Quando eles estão juntos eles conseguissem suportar melhor a dor.

Quando estou com ele,
há alguém comigo em minha casa de tristeza
alguém que conhece
sua arquitetura como eu
que pode caminhar comigo
pesaroso, de cômodo em cômodo
fazendo com que toda a estrutura sinuosa
de vento e de vazio
não seja tão assustadora, tão solitária
como antes.

Poema escrito por Lennie encontrado em um galho de árvore.
A partir daí, passamos a conhecer mais da personalidade e do interior de Lennie e como está sendo para ela tomar decisões e seguir a vida sem ter Bailey por perto, que era seu porto seguro. O livro fala de amor, amizade, família de um modo tão vivo e único que não há como parar de ler. É uma leitura marcante, um mergulho no amor em suas variadas faces! Vocês vão rir e se emocionar muito! Eu devorei as 423 páginas do livro em dois dias! É um livro recomendadíssimo!! Eu amei!! *-*
- Minha nossa! - diz, puxando-me para mais perto dele e em seguida nos beijamos indo tão longe no céu que acho que nunca mais vamos voltar.Se alguém perguntar onde estamos, mande olhar para cima. (pág 407)

"É romântico sem ser meloso e leva às lágrimas sem ser exagerado. O que mais o leitor pode querer?" (Resenha da BBC)




Nenhum comentário:

Postar um comentário