terça-feira, 3 de junho de 2014

Arte:Teatro e Dança



É preciso saber oque é arte.
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens1 , tais como:arquitetura, escultura, pintura, escrita, música, dança e cinema, em suas variadas combinações.2 O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra.3
Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral Arquitectura, Arte digital Cinema, Dança, Desenho, Escultura, Graffiti, Fotografia, Literatura (Poesia e Prosa), Teatro, Música, Pintura.
  

Teatro e Dança

A dança foi à expressão do homem através da linguagem gestual a dança esta presente desde a pré-história onde o  A revisão bibliográfica realizada identificou que a dança esta em todo o processo de civilização acompanhando a sociedade e servindo como meio para o homem expressar.  rítmo e o movimento começou a surgir a partir de batidas dos pés no chão acompanhadas pelas batidas de palmas.
O ritmo é o primeiro movimento da vida que incide sobre os músculos do corpo humano. Para confirmar esse estudo detectamos que Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver!
No velho e no novo testamento temos momentos em que a dança estava presente, Primeiro
“Cantem a Javé, pois sua vitória é sublime: ele atirou no mar carros e cavalos’’ êxodo 15-16, c 15 v 19,20 e 21).

Depois na festividade ao falso deus de Israel (bezerro de ouro construído por Aarão com os brincos das mulheres) que é interrompida por Moisés que desce do Monte Sinai para salvar o povo da perversão, observa que
Quando se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou enfurecido, jogou as tábuas e as quebrou no pé da montanha. Pegou o bezerro que haviam feito, o queimou e moeu até reduzi-lo em pó. Depois espalhou o pó na água e fez os filhos de Israel beberem. (êxodo 32, c 32 v 19 e 20).
Terceiro exemplo é dos dez mandamentos que Moisés trouxe do Monte Sinai
“Como se distinguiu hoje o rei de Israel, dando-se em espetáculo às servas de seus servos, e descobrindo-se sem pudor, como qualquer um do povo!” – “Foi diante do Senhor que dancei, replicou Davi; diante do Senhor que me escolheu e me preferiu a teu pai e a toda a tua família, para fazer-me o chefe de seu povo de Israel. Foi diante do Senhor que dancei( Samuel, c 6 v 14, 15, 16, 20 e 21).
As Danças religiosas eram executadas nos próprios templos ou em outros lugares  É provável que na corte do rei Salomão já existisse bailarinas profissionais.

Durante muitos anos a Arte (dança/teatro) não era vista de forma positiva nas igrejas especificamente no caso do teatro existia certo preconceito, talvez pelo fato de alguns atribuírem uma ideia (de conhecimento histórico) que foi numa espécie de ritual ao “deus” pagão Dionísio na Grécia Antiga que o teatro teve sua origem. Reconhecemos os fatos históricos dos quais teriam originado o teatro, e também que o conceito de teatro atualmente está intimamente ligado a ideia de uma opção de diversão, entretenimento e um meio de conscientização política/social, entretanto, o teatro cristão é algo que vai muito além de fazer as pessoas sorrirem ou chorarem , seu objetivo é trazer a presença viva do Senhor Jesus Cristo como algo concreto e real em nossas vidas e não com um personagem qualquer, é tocar no coração daqueles que o assistem, de forma que o espectador se veja muitas vezes no contesto da peça que esta sendo apresentada, tendo seu espírito renovado pelo Espírito Santo de Deus chegando a ter uma mudança de vida.


Teatro é vida, é colocar vida por meio das falas e gestos de expressões emocionais. É saber passar vida para quem assiste.
Fazer Teatro Cristão, é saber passar que por meio desta linguagem, Deus pode sim, falar, libertar, curar e salvar vidas, sim alcançar Vidas. É ter Deus como o nosso Diretor e o Espírito Santo como a nossa Inspiração.
Teatro faz parte do Evangelismo, é saber que temos esta responsabilidade com Deus, com o Próximo e com Nós mesmos.

com Deus porque seu Dom foi dado por Ele, e você tem a responsabilidade de cumprir
- com o Próximo porque é o próximo que deve ser o seu Alvo, é ele quem você deve alcançar
- com Nós mesmo porque devemos ter uma vida consagrada dia-a-dia para com Deus
Teatro Cristão é saber que a partir do momento que entramos em cena, Deus está agindo através de você, e que sua vida está sendo usada como um instrumento nas mãos de Deus, esta deve ser a nossa seriedade para com Deus, ter uma vida apresentada diante do Altar para que Deus possa nos usar sem restrição.

Teatro Cristão é para Alcançar Vidas com a Arte, e levá-las para conhecer o Amor de Deus, por isso somos CHAMADOS PARA FORA.










Passos a serem dados:
1.Reunir as pessoas
2. Decidir o Nome do Grupo
3. Lugar de Ensaio e Encontros
4. Eu recomendo que você inclua no encontro de vocês coisas como:
a. Dinâmica de integração em cada reunião (3* Estas podem ser divididas em: Técnicas,formação e oração.)
b. Oportunidades para o grupo criar os scripts(peças teatrais)
c. Convivência de grupo
 5. Não faça poucos ensaios. Se há falta de tempo, não poderia fazer o mínimo (3) eu recomendo que você não faça.
6. Preocupar com detalhes "externos", muito importantes como:
I. Cenografia
II. Maquiagem
III. Roupa
IV. Técnicas
7. Preocupar com detalhes "internos” como muito importantes:
I. Caracterização
II. Externalização de sentimentos
III. Linguagem corporal e oral
IV. Etc. ..
8. Realize exercícios de relaxamento antes de cada apresentação
9. Mantenha o grupo em oração antes de entrar no palco
10 E, finalmente, parabenize cada ator após as apresentações (deixe as correções para mais tarde).
11 Experimente temáticas inovadoras, não se limite no pai, típico bêbado, o filho que sai de casa, etc . o teatro é Mais rico que isso, pesquise os detalhes da vida, inspire-se
12. criatividade.
Nunca se esqueça de pedir a direção de Deus... Ele é o criador de todas as coisas
13. Leve a Serio, pois a sua Arte poder ser oque Deus precisa para atingir uma alma.
 
O Caráter
Nosso caráter é algo inegável e não pode ser escondido, diferente da nossa fé que produz milagres, diferente da nossa salvação que produz frutos, o nosso caráter é algo que rege tudo isso, mas não gera algo visível.Negar nosso caráter é se negar negligenciar o que Deus pode fazer nele é negar uma vida de santificação.
Isso não serve só para artistas, mas vemos sempre este tema ligado a esta classe, isso se deve a maior sensibilidade que o artista tem. Na verdade ele é regido emocionalmente, ultrapassando barreiras de seu caráter, e é ai onde mora o perigo. Achamos que ao atuar, assumir uma personalidade, viver um personagem,podemos nos desligar de nós mesmos e usar a nossa “memória”
O que você pretende ao atuar? Seu caráter te permite ser um canal de benção?
Não lute contra si mesmo para camuflar seu caráter, é muito mais fácil pedir a Deus o seu caráter.
Como artistas, o cristianismo nos exige muito, vemos em João 4.23 “ Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
Não deixe que o dom dado por Deus para que você o glorifique seja dominado por seu caráter e acabe perdendo valor.
Tenha uma vida de Adoração, ela é essencial e faz parte do caráter de um artista saber adorar aquilo que realmente ama.
Lembre-se: Um verdadeiro adorador influência através de seu caráter cristão. Talvez você leve uma vida inteira para ter aperfeiçoado seu caráter, mas é importante que em toda a sua vida você deseje por isso e lute por isso.
A mente é o atributo central da alma humana. Nela se trava a batalha dos pensamentos.
Ilustração do relacionamento integral do homem com o mundo externo. Por isso:
Tenha comunhão pela oração (Fp 4. 6-8.), se encha da palavra (Rm. 12.2), aprenda com a bíblia (2Cor 10. 4 e 5) e domine a sua mente (Jo 8. 32). Precisamos ter as vontades de Deus como nossas vontades, mas Ele não coage ou força, Ele nos respeita.
Jesus é nosso exemplo (Jo. 4. 34), temos que ser sinceros (Rm.7.18) e resistir ao diabo (Tiago 4.7b).
.
Vamos a pratica:
1 - Faça uma lista de suas qualidades e defeitos (no mínimo 5 de cada)
2- Analise atitudes que você julga boas ou más.
3- Apresente a Deus. Peça forças para perdoar –
4- PERDOE - Ore pedindo a Deus que seu caráter seja igual ao dele.
5- Retenha o que é bom, descarte o que não te edifica.

Que Deus te abençoe extraordinariamente

Compromisso : Ficar a frente de qualquer trabalho não é fácil, no início há muitas dúvidas, dificuldades, e como ter certeza que o seu trabalho está ou irá crescer e como fazê-lo permanecer?
Esta é uma das perguntas mais freqüentes no meio da Arte Cristã. poucos são os que levam isto até o fim e não desistem no meio do caminho.
Não será um trabalho fácil, mas será extremamente recompensador, não pelo homem, mas por Deus, é o Nome dEle que deverá ser exaltado.
Seu grupo deve estar firmado como uma rocha, orem para que a sua estrutura seja firme, não orem apenas individualmente, mas juntos, como irmãos em Cristo devemos ter comunhão, e comunhão se faz com união, amizade, amor, reúnem-se não apenas para ensaios, mas para orações, para uma palavra, é aqui que seu grupo se fortalecerá.
Você deve ser benção, pessoas abençoadas, para isto saiba escolher as pessoas, Deus fará com que as pessoas certas permaneçam. Você Artista de Deus, tem uma responsabilidade maior que os demais, é em você que eles se espelham, você é o reflexo, se a sua Vida espiritual não estiver bem, o seu grupo também não irá bem, lembre-se que não podemos dar algo que não temos, por isso sejam Bênçãos, para que vocês possam transmitir benção aos que assistem.
A imagem de Cristo deve estar estampada em nossos rostos, mas isto só é possível se tivermos uma Vida com Ele.
Muitas vezes será necessário falar firme com o grupo, são pessoas que estão na sua mão. Procure aprender mais sobre o teatro, sejam em estudos ou técnicas, conhecimento nunca é demais. O seu grupo terá a tendência de crescer, não seja você a pessoa que impedirá isto, estacionando-os no tempo.
Lutas, tribulações, problemas, dificuldades existirão, você não pode deixar que isto te abale, como um verdadeiro guerreiro e soldado levante sua espada, a vitória já é sua, você é um servo e instrumento nas mãos de Deus, é Ele quem deve estar a frente como Diretor e o Espírito Santo como o seu Inspirador.


CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II 
AOS ARTISTAS
1999
A todos aqueles que apaixonadamente 
procuram novas « epifanias » da beleza
 
para oferecê-las ao mundo
 
como criação artística.
« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

O artista, imagem de Deus Criador
1. Ninguém melhor do que vós, artistas, construtores geniais de beleza, pode intuir algo daquele pathos com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos. Infinitas vezes se espelhou um relance daquele sentimento no olhar com que vós — como, aliás, os artistas de todos os tempos —, maravilhados com o arcano poder dos sons e das palavras, das cores e das formas, vos pusestes a admirar a obra nascida do vosso génio artístico, quase sentindo o eco daquele mistério da criação a que Deus, único criador de todas as coisas, de algum modo vos quis associar.
Pareceu-me, por isso, que não havia palavras mais apropriadas do que as do livro do Génesis para começar esta minha Carta para vós, a quem me sinto ligado por experiências dos meus tempos passados e que marcaram indelevelmente a minha vida. Ao escrever-vos, desejo dar continuidade àquele fecundo diálogo da Igreja com os artistas que, em dois mil anos de história, nunca se interrompeu e se prevê ainda rico de futuro no limiar do terceiro milénio.
Na realidade, não se trata de um diálogo ditado apenas por circunstâncias históricas ou motivos utilitários, mas radicado na própria essência tanto da experiência religiosa como da criação artística. A página inicial da Bíblia apresenta-nos Deus quase como o modelo exemplar de toda a pessoa que produz uma obra: no artífice, reflecte-se a sua imagem de Criador. Esta relação é claramente evidenciada na língua polaca, com a semelhança lexical das palavras stwórca (criador) e twórca(artífice).
Qual é a diferença entre « criador » e « artífice »? Quem cria dá o próprio ser, tira algo do nada —ex nihilo sui et subiecti, como se costuma dizer em latim — e isto, em sentido estrito, é um modo de proceder exclusivo do Omnipotente. O artífice, ao contrário, utiliza algo já existente, a que dá forma e significado. Este modo de agir é peculiar do homem enquanto imagem de Deus. Com efeito, depois de ter afirmado que Deus criou o homem e a mulher « à sua imagem » (cf. Gn 1,27), a Bíblia acrescenta que Ele confiou-lhes a tarefa de dominarem a terra (cf. Gn 1,28). Foi no último dia da criação (cf. Gn 1,28-31). Nos dias anteriores, como que marcando o ritmo da evolução cósmica, Javé tinha criado o universo. No final, criou o homem, o fruto mais nobre do seu projecto, a quem submeteu o mundo visível como um campo imenso onde exprimir a sua capacidade inventiva.
Por conseguinte, Deus chamou o homem à existência, dando-lhe a tarefa de ser artífice. Na « criação artística », mais do que em qualquer outra actividade, o homem revela-se como « imagem de Deus », e realiza aquela tarefa, em primeiro lugar plasmando a « matéria » estupenda da sua humanidade e depois exercendo um domínio criativo sobre o universo que o circunda. Com amorosa condescendência, o Artista divino transmite uma centelha da sua sabedoria transcendente ao artista humano, chamando-o a partilhar do seu poder criador. Obviamente é uma participação, que deixa intacta a infinita distância entre o Criador e a criatura, como sublinhava o Cardeal Nicolau Cusano: « A arte criativa, que a alma tem a sorte de albergar, não se identifica com aquela arte por essência que é própria de Deus, mas constitui apenas comunicação e participação dela ».
Por isso, quanto mais consciente está o artista do « dom » que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e à sua vocação e missão.
Vaticano, 4 de Abril de 1999, Solenidade da Páscoa da Ressurreição.
JOÃO PAULO PP. II


Alguns exercícios teatrais, dinâmicas, brincadeiras...

Jogo de aquecimento:
Convencionar tres comandos (bater palmas, uma jóia, um estalo, uma piscada..etc...) A cada um desses comandos dado, o grupo, que estará em roda, de pé, fará uma ação. Ex: Quando o prof. der uma palma, todos imitam um animal. Quando der um estalo, todos correm até certo canto da sala. Quando der uma piscada todos rolam no chão em seguida levantam e dão um pulo!

jogo fala um nome bate nas costas, bate nas costas fala um nome:
Funciona assim: Se eu falar um nome, essa pessoa terá que bater nas costas do seu amigo ao seu lado. essa pessoa que recebeu o tapa, deverá falar um nome! E assim por diante!
É um jogo muito gostoso, animado, ajuda a descontrair, além, é claro, de treinar a concentração, agilidade, pró-atividade, atenção!

soltando a criatividade:
O prof/ monitor levará várias imagens recortadas de revistas, ou poesias, letras de música, objetos. Os levados deverão ser colocados no meio da roda. Os participantes deverão escolher cada um uma imagem (ou outro item os quais citei). Depois em dupla, essas imagens deverão ser juntadas, e cada dupla deverá apresentar uma cena teatral, seguindo os estímulos dados pelas imagens!

Poetando:
O prof/monitor levará várias músicas por extenso. Cada grupo, dupla ou individuo escolherá uma música e deverá recitá-la com determinado sentimento, que também pode ser sorteado. Ex: recitar a música X com sentimento X (música parabéns a você, com sentimento de raiva)!

Perguntas doidas, respostas malucas:
CAda pessoa receberá dois papeis em branco, de preferência de cores diferentes. No primeiro papel a pessoa deverá escrever uma pergunta. E no outro a resposta dessa pergunta. Depois todas as perguntas e todas as respostas deverão ser recolhidas pelo monitor e embaralhadas. Cada pessoa então receberá dois papéis e lerá em público a pergunta e a resposta! Sai umas coisas bem engraçadas!

Contando um conto com imagens:
Usando as imagens levadas pelo professor, cada um pegará uma imagem. Todos sentaram em roda. Uma pessoa começará uma história tendo base sua figura escolhida. Ao comando do professor, outra pessoa deverá continuar essa historia, dando sentido à ela, porém inserindo a sua imagem no contesto!

Também com imagens pode ser feito um estudo da personagem, conforme a imagem escolhida. Um questionário pode ser dado pelo professor, como nome, idade, sonho, etc. Cada aluno irá compor sua personagem através do estimulo da imagem escolhida. E a partir daí pode-se fazer uma conversa em plenário, para discussão de como é pra cada um criar uma personagem. Também poderá ser feito algumas cenas, com ou sem fala. Sozinho ou em dupla!
 By Carolina Araujo

Um comentário: